sábado, 18 de setembro de 2010

DJ Grego

Infelizmente faleceu nesta quinta-feira, dia 16, em São Paulo, DJ Grego.
Ippocratis Bournellis, ou melhor, Mans, como gostava de tratar os demais DJs da velha guarda e era tratado por todos eles, foi DJ desde 1973, um dos mais brilhantes e influentes profissionais deste país, logo cedo lançou o disco "Maestro Eletrônico", isso ainda na década de 70.
Em 84 foi o primeiro DJ a fazer um Remix no Brasil. Foi convidado pela então CBS (hoje Sony Music). Ele chamou alguns DJs pro projeto, dentre eles Sylvio Muller e Julinho Mazzei, pra fazer o trabalho com ele, mostrando parte de sua generosidade. O sucesso foi tão grande que alavancou a carreira do RPM, que já tinha o disco com a mesma "Loiras Geladas", nas lojas há meses, mas não fazia qualquer sucesso. O estouro fez com que a gravadora lançasse 3 discos só de Remixes em sequência com seus artistas, a série "Dance Mix" e fez com que várias outras gravadoras adotassem o Remix como ferramenta de propulsão de seus artistas e abrisse o caminho pra os DJs no universo de Remixes no mercado fonográfico brasileiro.
Gregão foi morar em Miami anos depois, lá fez Remixes pra Mariah Carey - "Butterfly", Earth, Wind & Fire - "Fantasy", com direito à elogios e disco autografado por Maurice White, vocalista da banda, dentre tantos outros trabalhos.

Eu tive a honra de ter uma faixa minha e de Sylvio Muller em um cd de Gregão ("São Salvador"). Sábado passado participamos do mesmo programa, o Saturday Night Mixes, do outro lendário, Julinho Mazzei.
Ainda estou incrédulo, estupefato. Nos falamos outro dia e é uma sensação de que a notícia foi um pesadelo, não dá pra acreditar.

Hoje sábado, dia 18, tem um Especial, idealizado por Julinho na Radio Blog, à partir das 20:00hs (sem hora pra acabar), horário de Brasília, direto de Miami. Teremos Sets de Gregão, inclusive alguns inéditos, mensagens das pessoas, Sets de DJs em sua homenagem. Basta clicar e ouvir: http://www.julinhomazzei.com

Descanse em paz, Gregão, anime as pistas do céu com seu alto astral e divida cabine com Genilton e Roger, DJs amigos meus de Salvador que já estão por aí também e divirta tanta gente boa que nos deixou tão precocemente como você.

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Jorge Vercillo - Me Transformo Em Luar (Eddie Valdez & Corello DJ Mixes)



De álbum e gravadora nova, Jorge Vercillo, volta desfilando o talento de sempre em DNA, são 13 faixas e participações especialíssimas de Filó Machado e Milton Nascimento.
A Sony não bobeou e a primeira música de trabalho, que vem com Remixes.
Ao lado de Corello DJ, a lenda e ilimitada enciclopédia ambulante, fiz os Remixes.
Gravamos uma voz nova para a versão House, no estúdio de Jorge, que abraçou a idéia (inicialmente eu mesmo era cético se rolaria uma versão House, pelo andamento e métrica).
Clima mais descontraído impossível. Corello com as infindáveis histórias de sempre, por vezes as piadas mais hilárias e por outras verdadeiras aulas sobre Soul Music. Nas hilárias, as reações de riso de Jorge e Márcio Gama, o técnico do estúdio, eram alguns patamares acima da forma contida e sempre sóbria de ambos.
Voltei a ter a honra de trabalhar com Gomez, rapper, compositor, vocalista, dos mais talentosos que eu conheço, fundador do Elemento X, grupo soleropolitano de Hip Hop, aliás, Hip Hop de verdade, não é coisa semelhante ao que toca nas rádios "jovens". Alex Gomez, criou e fez o Rap das versões Black.
Valeu, Corello e valeu, Jorge, pela dedicação exaustiva pra chegarmos no melhor resultado possível, pelo zelo com as firulas e backing sugeridos, pelo violão e todos os elogios ao nosso trabalho.
Valeu Gomez, seu talento é algo que mesmo com mais de 12 anos te conhecendo ainda é algo que me assusta.
Se você não conhece ainda o engmático clip, dê uma olhadinha:

Creoula (Ilhabela - São Paulo)

Em mais duas noites sensacionais, estive sexta e sábado, 16 e 17 de julho, no Creoula, em Ilhabela.
A cidade que não tem esse nome à toa, está recebendo em sua 37ª edição, a Semana da Vela, internacionalmente conhecida como Rolex Ilhabela Sailing Week.
Na pista e no mar, os velejadores fizeram a festa ao lado de uma infinidade de turistas e do hospitaleiro povo da terra e sua adjecência litorânea.
Muita House Music, não tinha como ser diferente.
Com o bom gosto imperando, o talentoso DJ Donato hasteou a vela, abrindo os trabalhos na sexta e no sábado. Chegando minha vez, pérolas como "Backfired", do Masters At Work, além de gente como Blaze, Richard Earnshaw, Rick Astley, Michael Mcdonald, James Ingrant, Grant Nelson, David Morales e até Wilson Simonal navegaram na pista da casa.
Minhas saudações ao sempre atencioso staff da casa e à todos que curtiram o som e lotaram a casa, mesmo em um final de semana extremamente chuvoso.